Processo de pasteurização: entenda como funciona e para que serve

Você já ouviu falar no processo de pasteurização? Este processo é muito antigo e foi criado pelo cientista francês Louis Pasteur no século XIX. Apesar de ter sido criado há muito tempo, ele é fundamental para o dia a dia de todos nós até hoje.

Seu principal objetivo é diminuir a quantidade de micro-organismos presentes nos alimentos.

Na Vale Fértil, por exemplo, ele é uma etapa super importante para a produção de alguns produtos. Com este tratamento térmico, as azeitonas ficam mais naturais, deliciosas e saudáveis.  

Isso é possível porque a pasteurização é essencial para evitar o uso de conservantes químicos e também diminui o sódio do alimento. Produtos sem conservantes, por exemplo, são benéficos para a saúde cardiovascular.

A pasteurização não é um processo exclusivo das azeitonas, ela também faz parte da produção de outros itens como leite, frutas e sucos.

Agora que você conhece um pouco da história do processo, vamos descobrir como ele funciona na prática.

Como o processo de pasteurização funciona

Para explicar o funcionamento deste processo, precisamos falar sobre como ele é feito aqui em nossa produção de azeitonas.

Os frutos, dentro de um pote hermeticamente fechado, são levados até um local onde são aquecidos por alguns minutos a 85ºC. Depois, os potes recebem uma ducha de água fria, o que causa um choque térmico.

Esse rápido resfriamento tem como objetivo impedir que os micro-organismos sobreviventes ainda possam se proliferar.  

Prontinho, agora, as azeitonas já estão do jeito que você conhece e ama, carnudas, suculentas e saborosas por muito mais tempo!

Você gosta de curiosidades como essa? Aqui, em nosso blog, temos algumas outras informações sobre os azeites e a produção das azeitonas, clique abaixo e confira.

Curiosidades sobre o azeite de oliva

Conheça a produção de azeitonas da Vale Fértil

Aproveitando que já falamos em nossas azeitonas, escolha a sua preferida e encontre-a no Vale Pertinho de Mim.