Floresta Negra: aprenda a fazer o tradicional bolo de origem alemã

Chef de confeitaria ensina passo a passo para fazer esta deliciosa sobremesa que combina cerejas ao marrasquino, chantilly e chocolate

Alguns ingredientes parecem ter nascido um para o outro. Se no Brasil a combinação entre queijo e goiabada virou o clássico de maior sucesso, na Alemanha o par chocolate e cereja ao marrasquino é um dos queridinhos da confeitaria. Esse doce mistura protagoniza inclusive uma das sobremesas mais tradicionais do país europeu, o bolo Floresta Negra.

De acordo com o chef pâtissier Diego Prado, o motivo dessa combinação dar tão certo é o fato de o sabor da cereja ao marrasquino remeter a nuances que podem ser encontradas no chocolate.

“A cereja ao marrasquino traz à lembrança sabores como caramelo, mel, o amadeirado de barricas de carvalho, e até mesmo whisky e rum. São nuances que podemos encontrar em alguns tipos de chocolate com porcentagem de cacau mais alta, como o meio amargo, que seria um chocolate 60%. Acredito que essas características trazem harmonia entre os dois produtos”, afirma o chef que comanda a Prado’s Bakery, em Curitiba. 

Para Prado, a cereja ao marrasquino destaca-se pela autenticidade e versatilidade. “Além do chocolate, ela combina com suspiros, merengues, creme de baunilha, brigadeiro branco e especiarias.”

Além do tradicional bolo Floresta Negra, o confeiteiro cita outras sobremesas que casam perfeitamente as cerejas ao chocolate. “Podemos fazer a cereja envolta com brigadeiro e coberta com chocolate; a torta Charlotte (com creme de chocolate ao leite e cerejas picadas) e entremet de chocolate meio amargo com mousse de cerejas ao marrasquino.”

A origem da cereja ao marrasquino

A cereja ao marrasquino é chamada assim em referência ao seu processo original de fabricação. A receita surgiu na Croácia, onde a cereja marasca era amassada e adoçada para a produção do licor marasquino. As cerejas inteiras embebidas nesse licor eram chamadas de “cerejas marrasquino”.

No método moderno de produção, as cerejas normalmente são curadas e, em seguida, as frutas são preservadas em um xarope de açúcar.

Bolo Floresta Negra

O bolo Floresta Negra (originalmente Schwarzwälder Kirschtorte) faz referência à região montanhosa de mesmo nome localizada na Alemanha. A versão tradicional é composta por camadas de bolo de chocolate recheadas com cerejas e chantilly. Ao longo das décadas, a receita ganhou adaptações dentro e fora do país de origem, mas uma coisa permanece sempre a mesma: o bolo continua fazendo sucesso entre crianças e adultos de todo o mundo.

Confira a receita do bolo Floresta Negra assinada pelo chef pâtissier Diego Prado e prepare essa sobremesa que deixa qualquer um com água na boca!

Bolo Floresta Negra

Ingredientes:

Calda para o bolo

200 ml de água

100 g de açúcar

30 ml de licor de Kirsch

Pão de ló

250 g de açúcar

6 ovos

230 g de farinha de trigo

20 g de cacau em pó 100%

Recheio

500 g de nata com teor de gordura 35%

30 g de açúcar

200 g de cerejas ao marrasquino Vale Fértil picadas

Cerejas ao marrasquino Vale Fértil e 100 g de raspas de chocolate ao leite para decorar

Modo de preparo:

Calda para o bolo

  1. Em uma panela, junte todos os ingredientes e ferva por 15 minutos. Reserve e deixe esfriar.

Pão de ló

  1. Em um bowl, junte a farinha de trigo com o cacau. Reserve.
  1. Com o auxílio de uma batedeira, bata o açúcar e os ovos até que eles dobrem de volume ou até obter um creme fofo e aveludado.
  1. Desligue a batedeira e junte os ingredientes secos do pão de ló, mexendo delicadamente com o auxílio de um fouet até que a mistura esteja homogênea.
  1. Coloque este creme em uma forma de aro de 15 x 7 cm, com o fundo untado. Leve para assar em forno preaquecido a 160 °C por 20 a 25 minutos. Depois de assado, deixe esfriar.

Montagem

  1. Bata 400 g de nata com 30 g de açúcar. Reserve.
  1. Corte o pão de ló em três partes (em discos).
  1. No próprio aro, adicione o primeiro disco de pão de ló, e o umedeça com a calda. Com o auxílio de uma colher, adicione metade da mistura da nata com o açúcar e alise o creme. Salpique 100 gramas de cerejas.
  1. Adicione o segundo disco de pão de ló e repita o mesmo processo.
  1. Adicione o último disco de massa e finalize com 100 g de nata batida, cerejas e raspas de chocolate.