Conheça mais sobre a história da Oliveiras

Há mais de 6 mil anos, as oliveiras estão presentes na história da humanidade, inclusive com muito destaque. A provável origem delas, de acordo com vestígios arqueológicos como instalações de produção de azeite, é a região da Ásia Menor, mais precisamente Síria ou Palestina, mas no mundo essa árvore está presente há ainda mais tempo. Sua forma primitiva data de milhões de anos atrás, da Era Terciária.

A oliveira foi tão importante para vários povos da antiguidade que estava até presente em suas crenças e mitologias. Por exemplo, no Egito, acreditavam que a deusa Ísis foi quem ensinou sobre o cultivo da semente da azeitona. Já na Grécia, Zeus, a divindade maior, disse que o nome de certa cidade seria em homenagem a quem desse o melhor presente para os cidadãos. Atena, deusa da sabedoria, deu a primeira semente de oliveira. Os habitantes escolheram o presente dela e a cidade passou a se chamar Atenas. 

Apesar de ter começado na Ásia, foi no Meditterâneo e na Europa que o cultivo da oliveira se espalhou e ganhou popularidade. A Grécia e o Império Romano usavam muito por causa do fruto e seus derivados terem várias utilidades, desde gastronômicas até usar o azeite como combustível para iluminação. 

Desde então, a oliveira se espalhou cada vez mais pela Europa e pelo mundo. Foi para Portugal, Espanha, Austrália, Chile, Argentina e muitos outros países. Nós semeamos aqui na América este fruto com muita qualidade, levando o melhor para você. Acreditamos que deixamos as primeiras pessoas que plantaram uma oliveira felizes com o nosso trabalho.

Cada azeitona carrega essa história. E a Vale Fértil tem muito orgulho de escrever mais capítulos nela diariamente.