Carnes para a ceia de Natal: veja dicas de preparo reveladas por chef

Peru, chester e cortes suínos são algumas das opções de carnes clássicas para a ceia natalina. Confira dicas de chef para torná-las ainda mais saborosas!

Qual será o cardápio da sua ceia de Natal? Do arroz temperado com uvas-passas até a tradicional farofa natalina, as opções de pratos e guarnições são diversas. Os protagonistas da ceia, entretanto, são as carnes, como o peru, o chester e o leitão.

Para aproveitar o melhor que essas carnes têm a oferecer, é preciso saber prepará-las da maneira correta. Para te ajudar nessa tarefa, a Vale Fértil separou dicas de preparo de algumas das carnes que os brasileiros mais apreciam na ceia. Confira!

Carne douradinha

Carnes bonitas e bem preparadas também são de comer com os olhos. É preciso pensar não só no sabor, mas também na aparência dos pratos, que garante uma experiência gastronômica ainda mais completa. Quando falamos sobre carnes de aves, como o chester e o peru, o aspecto dourado é o que dá esse toque final.

O azeite de oliva Vale Fértil é um grande aliado para alcançar esse efeito, como explica a chef Vania Krekniski, do Limoeiro Casa de Comidas, em Curitiba. “O azeite de oliva pode entrar nessas preparações já na marinada e no momento da cocção, pincelando a carne com azeite para selar e deixá-la dourada”.

As carnes suínas, como leitão, lombo suíno e pernil, também ficam mais apetitosas com uma boa decoração. A dica da chef é servir a carne escolhida acompanhada por cuscuz marroquino, colorido com pimentão vermelho, salsinha, cebolas caramelizadas e frutas secas.

Explosão de sabor e maciez

Outra dica da chef é usar o azeite de oliva para amaciar e temperar as carnes de porco. “Uso três colheres de azeite para cada quilo”, instrui. O óleo de oliva também pode ser usado na marinada: Vania sugere um mix irresistível para o pernil, com vinho branco seco, cebola, cenoura, salsão, suco de limão, azeite de oliva, sal, alho, pimenta-do-reino, tomilho, alecrim e páprica doce.

“Bato tudo no liquidificador até virar uma pasta. Depois,deixo o pernil marinando nela dentro de um plástico por 24 horas, na geladeira. Coloco no forno preaquecido a 250 °C por uma hora, depois diminuo para 180 °C por mais duas horas. Retiro o papel alumínio e deixo mais 40 minutos para dourar”, revela Vania.

Para um prato mais rápido, a dica da chef é utilizar o lombo, que é mais suculento. Para assar esse corte suíno, coloque-o no forno preaquecido a 200 °C e asse por cerca de uma hora, a 180 °C.

Deixe os pratos ainda mais saborosos com azeitonas

As azeitonas Vale Fértil não podem ficar de fora nos pratos natalinos. Vania Krekniski  afirma que chester e peru são as carnes que mais combinam com a iguaria. As azeitonas também são ingredientes importantes para temperar a farofa natalina e podem ser utilizadas na decoração de pratos, como saladas.