Gorduras para o preparo de alimentos: veja quais são as melhores

Se você gosta de cozinhar ou quer começar a se aventurar nessa área precisa conhecer as principais opções de gorduras para os seus preparos. Elas possuem diversas finalidades: preparar, temperar e até mesmo finalizar os pratos. 

Por isso, é importante conhecê-las e saber escolher a que combina melhor com cada receita, além de seus benefícios e malefícios para a saúde.

Por exemplo, cada gordura tem um ponto de fumaça – também conhecido como ponto de queima ou oxidação – que é a temperatura em que o óleo começa a queimar, liberando a substância acroleína, que em excesso pode fazer mal à saúde.

Essa temperatura pode variar entre 107°C e 270°C, o que significa que algumas gorduras não são recomendadas para preparos que exigem altas temperaturas, como frituras por imersão.

Para te ajudar a escolher a certa para o seu preparo listamos quatro tipos de gorduras e explicamos qual a melhor maneira de utilizá-las.

Óleo de coco

Com ponto de fumaça em torno de 180°C, o óleo de coco é contraindicado para frituras de imersão. No entanto, é ótimo para preparar sobremesas, como bolos e trufas. 

Por causa do seu sabor acentuado e residual do coco não é a melhor opção para preparar pratos salgados. 

Se consumido com moderação, ajuda a diminuir os níveis de colesterol e triglicerídeos.

Azeite de oliva

Assim como o óleo de coco, o ponto de fumaça do azeite é em torno de 180°C. É o mais indicado para pratos frios, como saladas, e também para ser consumido in natura, em pães e pastas.

Ele também pode ser utilizado na preparação de diferentes pratos quentes, como risoto, espaguete, e até para selar a carne.

Uma dica é sempre escolher os azeites extravirgem, por serem de maior qualidade. Dessa forma, vai aproveitar melhor os benefícios que ele oferece, como: prevenir doenças cardíacas, reduzir o risco de diabetes e proteger a saúde do cérebro. 

Banha de porco

De origem animal, a banha de porco não tem gordura trans, que é uma das grandes vilãs da alimentação. Mas cuidado, ela é rica em ácidos graxos saturados e por isso não deve ser consumida em excesso.

Ela possui o característico sabor do porco e é ótima para temperar feijão ou fritar carnes. Pode ser utilizada também para fazer massas de empadas e tortas. 

Além disso, a banha de porco é mais resistente ao calor do que o azeite.

Manteiga

A manteiga tem ponto de fumaça mais baixo do que as outras gorduras, em média, 120°C. Quando for utilizá-la sempre mantenha o fogo baixo para não queimar. 

Ela é uma das gorduras mais versáteis devido ao seu sabor suave, sendo muito utilizada na culinária francesa, confeitaria, para engrossar molhos e refogar alimentos.

Além disso, também é rica em ômega 3 e 6, que contribuem para manter bons níveis de colesterol e ajudam na saúde no cérebro.

No entanto, não deve ser consumida em excesso, por conta do alto teor de gordura saturada. Uma opção é escolher as versões clarificadas, que são mais saudáveis, como a manteiga ghee. 

Agora que você já conhece melhor alguns dos principais tipos de gorduras é só escolher a melhor para a sua necessidade e colocar a mão na massa.

Para deixar os seus pratos com ainda mais sabor não se esqueça de contar com os produtos Vale Fértil.