Conheça como surgiu o Novembro Azul

Recentemente falamos por aqui sobre o Outubro Rosa e agora chegou a vez de sabermos mais sobre o Novembro Azul.

A campanha tem como principal objetivo mostrar a importância e conscientizar a sociedade a respeito dos cuidados com a saúde masculina, especialmente com o câncer de próstata. Esse tipo é o segundo mais comum entre os homens no Brasil.

O movimento Novembro Azul nasceu em 2003 na Austrália e partiu de dois amigos. O que no início parecia apenas uma brincadeira entre eles falando que os homens deveriam se cuidar mais foi se tornando uma ideia séria e inspirados pelas campanhas do Outubro Rosa, surgiu o Novembro Azul.

Foi escolhido este mês pois no dia 17/11 é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

Com o passar dos anos a campanha cresceu, chegou a novos países e tomou proporção mundial. No Brasil, o Instituto Lado a Lado pela Vida é o responsável pela popularização da causa.

Em 2011 o tema começou a ser abordado no país e aos poucos foi atingindo a sociedade. O assunto ainda carrega uma série de dúvidas, receios e preconceitos, mas ano após anos a ideia é, com o apoio de toda a população, superar esses desafios.

A grande mensagem defendida pelo movimento é sobre a importância e a desmistificação da realização do exame do toque retal para o diagnóstico precoce do câncer de próstata, que é a melhor forma de conseguir tratá-lo.

Além disso, a saúde masculina de forma geral é muito falada e a seguir você confere algumas formas simples de cuidar dela.

Cuidados com a saúde masculina

A prevenção é sempre o melhor remédio para qualquer doença e para colocar isso em prática também não é preciso fazer muito.

Mantenha sempre uma rotina de exames médicos, faça consultas de rotina e busque formas de deixar a sua vida mais saudável. Alguns dos exames básicos para se fazer com frequência são:

• Verificação da pressão arterial;

• Hemograma completo e testes de urina;

• Teste de glicemia, para prevenção de diabetes;

• Atualização da carteira vacinal;

• Verificação do perímetro abdominal e teste de IMC.

Além disso, é importante fazer alguma atividade física e também manter uma boa alimentação.

Em relação ao câncer de próstata, fique atento aos fatores de risco, que são: o histórico familiar (câncer de próstata no pai, irmão e tio) e a obesidade.

A Vale Fértil apoia essa causa e convida você a nos ajudar a espalhar a mensagem do Novembro Azul pela sociedade.

A vida vale muito!