Conheça as principais diferenças entre os tipos de azeites
Os povos antigos, como persas, gregos e hebreus, começaram a extrair o óleo da azeitona há mais de 3 mil anos antes de Cristo.
Desde então, esse óleo foi usado para uma série de fins e um dos mais populares é para a produção do azeite de oliva, que utilizamos no dia a dia.
Mas você sabia que existem diferentes tipos de azeite? Na hora de escolher qual vai levar para casa, é preciso saber exatamente qual produto está levando. No conteúdo de hoje, nós vamos te ajudar com isso.
Tipos de azeite de oliva
As classificações mais conhecidas entre as variedades de azeite são: virgem, extravirgem e tipo único. Cada um deles tem características próprias e são mais indicados para determinados fins.
Confira alguns detalhes sobre os principais tipos de azeite:
Azeite de oliva extravirgem
O azeite de oliva extravirgem possui acidez mais baixa (até 0,8°), é o mais puro e contém mais nutrientes. Quanto melhor o processo de produção do azeite, mais antioxidantes ele vai conter
e, por consequência, mais benefícios ele entrega à saúde.
Você deve manter esse tipo de azeite em temperatura ambiente, ele é o mais indicado para finalizar as suas receitas favoritas e para o cozimento de alimentos.
Outra questão importante é a variedade da azeitona utilizada na produção. Em nosso mix, por exemplo, temos o azeite de origem argentina e de origem espanhola.
O argentino tem um sabor herbáceo, com amargo leve, frutado suave e é levemente picante, com notas que remetem ao sabor de amêndoas e maçãs. Já o espanhol possui um sabor mais picante e amargo.
Azeite de oliva virgem
Esse azeite tem maior acidez, mas não ultrapassa 2%. O seu uso principal é o culinário semelhante ao do extravirgem.
Azeite de oliva
Para obter esse tipo de azeite, é feita a mistura de azeites refinados e azeites virgens. Ele passa por processos químicos ou térmicos para limpeza de aromas, sabores e cores e pela adição de óleo refinado.
Com isso, sua acidez diminui, e você poderá encontrá-lo com um grau de acidez desse azeite inferior a 1%.
Azeite de oliva refinado
O azeite de oliva refinado também precisa passar por alguns processos especiais durante a produção e, como consequência, ele possui menos vitaminas e antioxidantes naturais.
Além disso, ele é misturado com azeites virgens para ganhar mais cor e aroma.
Azeite tipo único
No Brasil, os azeites de oliva e o azeite de oliva refinado são classificados como azeite tipo único. Eles são os mais indicados para cozinhar alimentos, especialmente frituras, pois mantêm suas propriedades mesmo quando são expostos a altas temperaturas.
Óleo de bagaço de oliva
O óleo de bagaço de oliva é composto por óleos refinados, vindos do tratamento do produto obtido após a extração de azeite e óleos obtidos diretamente de azeitonas.
Ele é ideal para frituras, devido à sua grande resistência a altas temperaturas.
Viu só como um único produto possui tantas variações e usos?
Agora que você já conhece as principais características de cada um, está pronto para escolher o produto certo para a sua rotina.