Bruschetta, pipoca temperada e mais: saiba o que servir na Copa

Chef Washington Silvera ensina o preparo de bruschetta de pesto de rúcula com coalhada, sal negro de azeitonas e outros petiscos saborosos

No país do futebol, a confraternização mais esperada de 2022 é a Copa do Mundo. Os pré-requisitos incluem a televisão ligada no jogo, os amigos reunidos e, claro, petiscos deliciosos. Mas é importante que sejam práticos. Por isso, a dica é usar e abusar de dois ingredientes que são versáteis e muito saborosos: azeite de oliva e azeitonas.

Azeite de oliva: na bruschetta e na pipoca

Washington Silvera, chef de cozinha e professor de gastronomia no Centro Europeu, garante o sucesso do ingrediente em receitas variadas. “O azeite de oliva é uma das melhores gorduras para trabalhar na gastronomia. Além de ser mais saudável, ele pode dar notas de sabor nos preparos, pois são vários os tipos de azeitonas nas composições do azeite”, explica.

Como base da culinária mediterrânea, o óleo derivado das azeitonas é parte de preparos como a bruschetta (confira receita abaixo) e o molho pesto, que pode ser servido uma com burrata, como indica o chef: “Os torcedores podem usar biscoitos e pães para saborear esse queijo com todo o aroma do manjericão e o azeite em seu melhor momento”.

Para lanches mais rápidos, o destaque vai para a pipoca. Um petisco à altura da ocasião, a pipoca pode ter seu sabor elevado com uma finalização especial. “No lugar da manteiga, entra um fio de azeite de oliva com sabor refinado e marcante. No tempero, junto com o sal, pode-se adicionar também especiarias, como a páprica picante e o cominho”, detalha.

Azeitonas: inteiras, em preparos ou snacks

As azeitonas, por outro lado, demandam poucos acompanhamentos, já que têm sabor intenso e marcante. “Na sua forma original e mais consumida, inteiras, podem ser temperadas com ervas, pimenta, alho ou verduras como pimentão, berinjela e abobrinha”, aponta o chef.

Em receitas mais elaboradas, as azeitonas podem ser picadas ou processadas para incorporar molhos, como a tradicional tapenade. “Os frutos são moídos junto com outros ingredientes e usados como uma espécie de patê. Combina muito bem com tomates-cereja e pode acompanhar torradas e formar um petisco prático e rápido”, conta.

Já quem busca crocância e praticidade total, o Oliv, snack de azeitonas da Vale Fértil, é a indicação. Em versões com sabor chilli, levemente apimentado, ou sabor provençal com alho, sal e salsinha, o lanche dispensa qualquer preparo. É abrir o pacto e curtir!

Em molhos, finalizações e aperitivos, os azeites e azeitonas são ponto de partida para a montagem de petiscos saborosos.

Receitas para surpreender na Copa do Mundo

Para surpreender, a dica do especialista é apostar nas azeitonas desidratadas (confira passo a passo abaixo) para finalizar aperitivos. “O sal de azeitonas dá um sabor incrível às receitas e deixa os pratos bonitos, com um toque de chef”, sugere Silvera.

Aprenda o passo a passo dos pratos destacados pelo o chef e monte uma mesa de petiscos saborosa para a Copa do Mundo:

Bruschetta de pesto de rúcula com coalhada e tomates cereja

– Serve 4 pessoas

Ingredientes

Para o pesto:

– 100 ml de azeite de oliva extra virgem Vale Fértil

– 1/3 de maço de rúcula

– 40 g de queijo parmesão

– 40 g de castanha brasileira

– 1 dente de alho

– Sal e pimenta moída na hora a gosto

Para a coalhada:

– 180 g de coalhada seca

– 1 unidade de limão

– Sal a gosto

– Um fio de azeite de oliva extra virgem Vale Fértil

Para os tomates:

– 1 bandeja de tomates-cereja

– 2 ramos pequenos de tomilho

– Um fio de azeite de oliva extra virgem Vale Fértil

– Sal e pimenta moída na hora

Para o pão:

– 1 baguete de 50 cm

– Azeite de oliva extra virgem Vale Fértil para pincelar o pão

– 1 dente de alho

Modo de preparo:

1.     Corte o baguete em lâminas de 15 mm mais ou menos. Depois, pincele com azeite ambos os lados do pão e leve a uma grelha ou frigideira para dourar. Ao retirar da grelha, rale o alho descascado 2 vezes em uma das faces do pão. Reserve.

2.     Corte os tomates ao meio, tempere com as folhas do tomilho, um fio de azeite de oliva extra virgem Vale Fértil, sal e pimenta. Reserve.

3.     Coloque a coalhada em um recipiente. Com ajuda de um fouet ou garfo, trabalhe o creme para deixá-lo mais cremoso e aerado. Tempere com algumas gotas de limão (não precisa deixar muito ácido) e, se preferir, rale um pouco da casca do limão no creme. Finalize temperando com um fio de azeite de oliva extra virgem Vale Fértil e ajuste o sal. Reserve.

4.     Corte grosseiramente as folhas higienizadas da rúcula. Processe com a ajuda de um mixer ou liquidificador com metade do queijo parmesão, o dente de alho e a castanha brasileira. Antes de ligar, coloque também metade do azeite de oliva extra virgem Vale Fértil. Triture e vá adicionando pouco a pouco o restante do azeite. Depois, junte o restante do queijo parmesão. Ajuste o sal e a pimenta. Reserve.

5.     Em uma bandeja, disponha as fatias do pão tostado e coloque um pouco de coalhada no centro do pão. Depois, junte um pouco do pesto de rúcula sobre a coalhada. Para finalizar, coloque pedaços dos tomates temperados e sirva imediatamente.

Sal de azeitonas pretas desidratadas

Ingredientes:

– 180 g de azeitonas pretas sem caroço Vale Fértil

Modo de preparo:

1.     Dispense a salmoura das azeitonas e espalhe-as em um prato raso, reservando um espaço entre elas.

2.     Leve o prato ao micro-ondas por 5 minutos para começar a desidratação. Cada equipamento tem uma intensidade de ação nos alimentos, por isso, o recomendado é desidratar pouco a pouco, de 5 em 5 minutos. A ação pode levar 20 minutos ou mais. O objetivo é deixá-las bem sequinhas e desidratadas, a tal ponto que fiquem mais leves do que seu peso original. Cuidado para não exagerar no tempo do equipamento e queimar as azeitonas.

3.     Com as azeitonas desidratadas, faça a moagem com uma faca e use-aspara temperar e/ou finalizar porções de camarão, queijos, iscas de peixe, cremes etc.