Aprenda receita de cuscuz com frutas secas para a ceia de Natal
Combinação de ingredientes como uva-passa e azeitonas equilibra sabores e surpreende o paladar
Versátil e prático, o cuscuz faz parte da tradição culinária de muitos países pelo mundo. Sua origem, diferente do que muitos pensam, não é do oriente-médio e, sim do Norte da África, mais especificamente da região de Magrebe. Sua popularização no Brasil se deu com a chegada dos portugueses, e assim o cuscuz foi incorporado no Brasil também na versão paulista, à base de farinha de milho, e nordestina, à base de flocos de milho. Na ceia de Natal, o prato é comumente servido soltinho, combinado com ingredientes que adicionam dulçor, acidez e intensidade ao grão que tem sabor mais discreto.
Tradicionalmente, o cuscuz é feito com semolina e, por ter sabor mais neutro, possibilita infinitas combinações de caldos e acompanhamentos. “O cuscuz é um cereal muito versátil. Ele aceita praticamente qualquer ingrediente, desde que seja dosado, de maneira correta, e que a cocção deixe os grãos al dente”, detalha o chef Tiago Melo, responsável pelas criações do restaurante Barceloneta.
Melhores ingredientes para o cuscuz
Para o chef, alguns itens são considerados obrigatóriopara manter o sabor característico do prato. “Para mim, os ingredientes que não podem faltar são as frutas desidratadas, sempre hidratadas com um bom caldo de legumes e azeite de oliva extra virgem para finalizar”, aponta. O dulçor e a acidez de ingredientes como as uvas-passas, os damascos e as tâmaras entram no preparo para equilibrar os sabores e adicionar um toque agridoce no paladar.
Por outro lado, insumos como azeitonas e alcaparras podem ser acrescentados para trazer o sal natural dos ingredientes e balancear o prato. A principal dica pra um cuscuz perfeito, no entanto, é o ponto de cocção do grão. “O maior segredo para se fazer um bom cuscuz é hidratar com a quantidade de caldo de legumes quente ou água quente correta para que a massa não fique muito pastosa”, indica Tiago.
Confira o modo de preparo indicado pelo chef e a combinação exclusiva com produtos Vale Fértil:
cuscuz marroquino
Ingredientes:
– 250 g de cuscuz
– 200 ml de caldo de legumes quente
– 50 ml de azeite de oliva extra virgem Vale Fértil
– 100 g de damascos Vale Fértil
– 100 g de tâmaras sem semente Vale Fértil
– 50 g de uvas-passas pretas Vale Fértil
– 50 g de uvas-passas brancas Vale Fértil
– 100 g de castanhas-de-caju picadas
– 100 g de castanhas-do-pará picadas
– 100 ml de suco de laranja
– 1 maço de cebolinha-francesa (ciboulette) picada finamente
– Sal a gosto
– Pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo:
1. Hidrate o cuscuz com o caldo quente e deixe repousar por 10 minutos. Reserve
2. Ao mesmo tempo, hidrate as frutas desidratadas no suco de laranja por 10 minutos. Reserve.
3. Depois, misture todos os ingredientes em um recipiente, acerte o sal, a pimenta-do-reino e finalize com azeite de oliva extra virgem Vale Fértil.
Dica do chef: peixes grelhados, assados, carne de cordeiro e tofu são boas opções de proteína para acompanhar o cuscuz.